quarta-feira, 4 de março de 2009

A pedido - Espelhos para ampliar sala de jantar

Espelho é sempre tudo de bom em um ambiente. Amplia, alegra, aprofunda;
Vale tudo, redondos, quadrados, retangulares; diretos na parede ou em painéis;
Eles estão aí para todos os gostos e todos os bolsos.





Espelho em uma parte da parede e ao lado uma prateleira
ou até mesmo uma tela.




Mais baixo e em toda a extenção da parede.





Um aparador na altura das cadeiras, cortando o espelho.






Ampliando todo o espaço.





Bisotados em painel.






Redondo.





Em meio a um painel.





Emoldurados.





Painel bisotado retangular.




Emoldurados na horizontal.




260 comentários:

  1. Prezada Mirim...

    Achei teu site em uma pesquisa pelo GOOGLE e gostaria de parabeniza-la pelo teu excelente trabalho e idéias e dicas maravilhosas...

    O Mundo poderia ser recheado de pessoas como vc q eu não me importaria.

    Gostaria de uma opnião sua se possivel. Fica legal colocar espelho como HOME THEATER no lugar de geso com iluminação, ou qualquer coisa tipo de material??!!

    Pensei ou em colocar um espelho grande bem centralizado onde vai a tv lcd ou tiras largas de espelhos que dariam mais ou menos umas 06 ou 08 tiras largas de aproximadamente 30cm de largura por 1.20de comprimento..

    Se vc puder me responder adoraria tua idéia...

    Abraços e sucesso sempre...

    cassia.aline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas dicas com espelho.Se vc puder me ajudar com alguma dica. Minha sala é bem pequena e pensei em amplia-lá usando esses espelhos.
    Gostaria de saber sua opnião à respeito de colocar dois espelhos retagulares de 30cm de largura por 1,40cm de comprimento acima de um hack que mede 1,60cm de comprimento e é bem baixinho?

    Fico no aguardo de uma dica.
    Abraços.
    andrezzabrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Miriam,a-d-o-r-e-i suas dicas relacionadas a decoração com espelho.E, creio que poderia usá-las na minha pequena sala de estar.
    Tenho uma dúvida,e se possivel,gostaria que me ajudasse! Minha sala tem uma parede emoldurada com gesso e pintada na cor perola, ela mede de comprimento 3 mts,e não dá para colocar um aparador,pois ficará muita informação no ambiente.Então,eu não queria que a parede ficasse pura,você acha que devo colocar espelhos, ou quadro?
    Aguardarei um breve retorno.
    Abraço,
    bethfresa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!!!!!!!!!!!!Parabéns por exibir esta arte-trabalho. Amei tuas ideias.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Marizete!!

    Aguardo sua visita mais vezes,

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Mirian querida!Que loucura esse site,tudo de bom e ainda por cima com atendimento online?!Amei...rs
    Minha duvida...Quero por minha tv de plasma na parede presa a um suporte,estou em duvida por optar pelo painel central em espelho ou em vidro fumê,o que acha?A parede que será colocada é verde kiwi.Obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
  7. Olá Dany!

    Eu optaria pelo vidro fumê, pois o espelho pode tirar a atenção da TV, já que reflete o que está pela frente.Também fica mais harmonioso com a parede verde Kiwi e a TV.
    Obrigada pela visita!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. ola mirian, vc está de parabens é de muito bom gosto tudo que vi. estou pesquisando na net uma duvida. estou reformando meu quarto e pensei em colocar na cabeceira da cama em painel de madeira da largura da cama eté o teto em madeira e o restante das paredes laterais em espelho,que da mais ou menos 80 cm de cada lado. a duvida é coloco caixa de madeira para encaixar o espelho, ou faço jateado ou bisotsdo. por favor se puder me ajudar ficarei grata jozi bahia

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Jozi!
    O painel de madeira fica bacana sim.
    Quanto aos espelhos,você pode fazer a caixa de encaixe, mas ficará uma borda em toda sua volta;
    JATEADO, fica legal com listras ou arabescos; fica bacana também, aplicar adesivos no espelho, se você não quer ele todo refletindo.
    BISOTADO, se você não quer colar ou parafusar na parede, você pode fazer colado em um painel de mdf e pendurá-lo em parafusos. O vidraceiro te dará melhores explicações.
    O que você pode fazer também, é colar nesse espaço de 80 cm cada lado da cama, com papel de parede e pendurar um lindo espelho, com ou sem moldura, ou ainda,um espelho veneziano.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá...amei o site....
    TENHO ALGUMAS DÚVIDAS...OS MÓVEIS DA SALA DE ESTAR DEVEM COMBINAR COM OS DA SALA DE JANTAR? MINHA SALA DE ESTAR SERÁ COM MÓVEL BRANCO...PQ A DECORAÇÃO SERÁ EM TONS DE CINZA E PRETO. A MESA DA SALA DE JANTAR DEVE SER DE QUE COR? MEU SOFÁ SERÁ PRETO E QUERO COLOCAR UMA POLTRONA DESSAS BEM MODERNAS, QUE COR SERIA IDEAL?E O TAPETE?
    MUITAS DÚVIDAS....OBRIGADA DESDE JÁ agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Karina !!

    Os móveis devem sempre estar em harmonia, uns com os outros. A mesa de jantar, tanto pode ser de madeira, num tom imbuia, como em vidro preto.
    As poltronas, você pode usar vermelha ou amarela, as duas vão muito bem com cinza e preto.
    O Tapete, em um tom grafite, cinza mais escurinho ou listrado colorido.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Estou encantada com o seu blog Mirian.

    PARABENSSS!!

    Gisela
    Moçambique

    ResponderExcluir
  13. Olá Gisela !

    Obrigada pelo carinho!
    Volte mais vezes.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Sensacional os espelhos mostrados neste artigo!

    Muito bom mesmo o efeito em que os mesmos refletem na sala de jantar.

    ResponderExcluir
  15. Olá !

    Espelhos sempre são um show, em qualquer ambiente.

    ResponderExcluir
  16. Olá Mirian, parabéns pelo blog. As fotos são lindissimas.
    Estamos pensando em colocar um espelho sobre um aparador na sala de jantar. Adorei a sua segunda foto, que mostra um espelho baixo. Seria ideal pra nós já que temos um interruptor "atrapalhando" a parede.
    Mas vi em alguns sites que o espelho deve estar na altura dos olhos de uma pessoa. Na minha parede, ele ficaria bem abaixo da linha dos olhos de uma pessoa em pé. O que voce me aconselha.
    Abraços e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Querida!

    Marina, na altura dos olhos, devem ficar os quadros, já o espelho tem que ser mais baixo, para que não corte a cabeça das pessoas sentadas. Eu costumo usar 20 cm acima do aparador, no máximo.
    O espelho tem que refletir o ambiente e não a pessoa.

    Abraços
    Mirian

    ResponderExcluir
  18. Oi Mirian!
    Gostaria de saber uma opinião sua sobre o tamanho do espelho que posso colocar na parede de minha sala de jantar, tamanho e comprimento?E tb gostaria de saber uma cor ideal para pintar minha cozinha e minha sala de jantar?
    Obrigada e uma boa noite!!Só para lembrar meu sofá é na cor cinza e minha mesa de jantar é imbuia com vidro preto, meus armarios da cozinha é preto e branco com brilho.

    ResponderExcluir
  19. Olá Anônimo!

    Em relação ao espelho, não há regra para o tamanho, você pode fazer tanto a parede toda, como uma composição de espelhos, teria que ver a imagem do espaço.
    Cores também é bem pessoal, é dificil indicar sem conhecer o ambiente, mas vou te sugerir, dentro do que está moderno hoje;
    Para a cozinha, sugiro o cinza, que dá sensação de limpeza e fica muito elegante.
    Na Sala de jantar, se for pintar todas as paredes iguais, sugiro um off with (branco com alguma cor suave) ou Cinza numa tonalidade clara; se gostar de uma parede de cor vibrante, pode pintar uma das paredes com o Amarelo ovo ou verde-limão, fica bom com qualquer das cores que te passei.

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. oi mirian parabéns pelo seu site cheio de informação gostaria de uma dica sua reformei minha casa e coloquei minha sala conjugada com a copo elas fazem um Londe voce acha que devo colocar um espelho e qual para aumentar espaço pois é bem pequeno e qual tipo de sofá.se puder mim responda.abraço e-mail mlaplanalto@hotmail.com marilia

    ResponderExcluir
  21. Oi Mirian, obrigada pelas suas dicas preciosas! Estou com uma dúvida: posso colocar um espelho na sala de jantar, para refletir a luz que vem da janela (da sala de estar, pois são em L) e tb fazer um painel de espelhos retangulares na sala de estar? não fica over? não consigo decidir qual gosto mais... beijo!

    ResponderExcluir
  22. Olá Carina!!

    Espelhos são coringas na decoração, vão bem em qualquer espaço; cuide em não exagerar, e no que ele irá refletir. Eles refletem a luz, ampliam o ambiente e são elegantes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá Mirian, se puder me orientar eu agradeço.
    Tenho um espelho bisotado de 1,80 x 0,56 e quero aproveitá-lo colocando-o na parede atrás da mesa de jantar, mas estou em dúvida em relação à altura.
    Qual seria a distância do chão ideal para este tamanho espelho?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá!!

    Geralmente coloco de 85cm a 90cm do chão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pela dica!!
    Teu blog é muito bom!Parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Olá Miriam,
    Adorei seu blog!!!
    Gostaria de saber como clarear o ambiente da minha sala de estar, pois os móveis são da cor imbuia com preto e o meu sofá tb tem uma cor escura...as paredes são da cor palha. Queria pintar uma parede para dar uma "alegrada" no ambiente, qual cor combinaria??e que cor de almofadas ficaria bom??
    Muito obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada anônimo!!

    O ambiente precisaria ser analisado; também seus gostos em relação a cores, se fortes ou suaves. E que cor seria esse sofá escuro?
    Escreva para meu e-mail

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. OLA MIRIAM!
    TENHO UMA PAREDE DE 1,50 DE LARGURA E 3,00 m DE ALTURA E QUERO MUITO DECORAR COM ESPELHOS. GOSTARIA DE SABER SUA SUJESTÃO.

    PARABÉNS PELO TRABALHO, É OOOOOOOOOOOOOOTIMO!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada Anônimo!!

    Você pode colocar nessa parede um espelho só com uma moldura grande e bonita, ou um painel com pequenos espelhos, lado a lado, todos bisotados; ainda uma composição de espelhos da maneira que te agradar, com ou sem moldura. Se usar sem moldura, prefira bisotados. Se houver espaço coloque um aparador com flores ou um puff/banco, tipo recamier, estreito e comprido para apoio da sala.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Alô, Míriam.
    Gostaria muito que você me ajudasse. Minha sala é dividida em dois ambientes. Queria colocar um espelho na sala de jantar. A parede tem 3,44m de comprimento por 2,30 de altura. Na parede de frente, na sala de estar, tem um home(na parede toda) e um corredor que dá para os quartos. Em frente a essa parede (onde quero colocar o espelho), tem uma mesa de mais ou menos 2m de comprimento, com seis cadeiras. O comprimento dela fica paralelo, ao comprimento dessa parede. Só que tem um problema, a porta de entrada vai encostar no vidro, quando abri-la (a parede fica do lado esquerdo de quem entra). As minhas dúvidas são as seguintes: Caso não queira colocar espelho nessa parede toda, como poderia colocá-lo? Acho que ficaria feio se deixasse apenas o espaço atrás da porta sem espelho. O que você acha? E a altura, qual seria? Ficaria acima ou abaixo da altura da mesa? Por favor me ajude. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  31. Olá Anônimo !!

    Para evitar acidentes, deixe a parede da porta livre, até porque quando a porta estiver aberta ela vai refletir no espelho e ficará deselegante.
    O espelho não precisa acompanhar a parede, e sim detalhá-la.
    A altura tanto faz, abaixo ou na altura da mesa; se você colocar um aparador sob o espelho, ele pode ser a partir da altura da mesa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. oi!
    Gostaria de colocar um espelho redondo na sala de jantar. a mesa e retangular. posso fazer isso? outra duvida eh, o espelho que pretendo colocar e de 140x140cm, redondo e bizotado. vc acha certo? ou e melhor colocar 3 espelhos de tamanhos menores.. redondos.. talvez retangular??? estou muito perdida... nao sei o que comprar
    obrigada

    ResponderExcluir
  33. Olá Mirian, boa noite.
    Parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Estou decorando minha sala porém estou bastante insegura quanto a decoração.
    Tenho apenas um sofá de couro branco.
    As paredes são brancas e uma delas mede 3,5m, quando abre a porta da sala nos deparamos com essa parede de frente. Nessa parede ficará apenas 2 poltronas que ainda não comprei e não defini as cores (aceito sugestões), pensei em colocar um espelho no centro dessa parede do teto ao chão (2,55 x 1,00m) e com dois painés de MDF, um de cada lado (2,65 x 0,30 cm), pensei em revestir esses painés com papel de parede, mas não sei qual estampa e cor fica legal.
    O Rack pensei em comprar branco com um gavetão baixo revestido de espelho.
    A televisão será fixada na parede acima do Rack, pensei em fazer um painel de MDF para colocar atrás da televisão e revesti-lo com o mesmo papel de parede dos painéis que ficaram junto ao espelho.
    Quanto ao tapete, cortina e alfomadas não defini as cores.
    Quero um ambiente clean, moderno e aconchegante.
    Ficarei mto grata com a sua ajuda.
    Obrigada. Talita Greco

    ResponderExcluir
  34. Olá Talita!

    Obrigada pelo carinho!
    Essa parede que você quer colocar o papel de parede, precisa de painel?? converse com o rapaz que cola o papel, as vezes não tem necessidade, é só um gasto a mais. A estampa vai depender do seu gosto, se gosta de ousar ou gosta de cores neutras; se quer tudo bem clarinho, fica legal uma estampa off-white com prata, dourado ou camurça, bem suave.
    Se quer clean, coloque tapete claro, um bege medio ou uma cor suave. Cortinas podem ser brancas com alguma textura em tons camurça.
    As poltronas, tons camurça, beges estampados; se quer ousar, um amarelo queimado ou azul-turqueza;
    tudo vai depender de sua personalidade, coloque o que você realmente gosta, vá definindo aos poucos; Sua idéia é bacana, de bom gosto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Olá Mirian!
    Gostaria de pedir uma ajuda. Minha sala é dividida em dois ambientes. A parede onde eu coloquei um espelho tem mais ou menos 3 m de comprimento. Em frente a essa parede do espelho, tem uma mesa de 1,5 m de comprimento, com 4 cadeiras, um pedaço da outra parede e o corredor de entrada do apartamento. O comprimento dessa mesa fica paralelo ao comprimento dessa parede. O meu espelho foi feito da seguinte forma: um espelho de 1,5m por 0,15 m mais baixo, no meio tem um de 1,5 m por 0,7m e em cima outra faixa igual a de baixo. Todos são bisotados e entre um e outro deixei uns 2 cm de distância. Depois que eu coloquei achei que ficou meio alto, coloquei a primeira faixa uns 10 cm pra cima da cadeira (pra não correr o risco da cadeira bater no espelho). Mas não estou gostando, tem alguma coisa que me incomoda quando eu olho para ele. O que você acha que eu devo fazer: coloco outra faixa mais baixa encostada com a faixa de baixo, tento mudar o espelho de lugar ou deixo só um espelho maior? Se tiver alguma outra sugestão diferente dessas eu também gostaria. Muito obrigada! Gostei muito do seu trabalho.

    Abraço, .














    As minhas dúvidas são as seguintes: Caso não queira colocar espelho nessa parede toda, como poderia colocá-lo? Acho que ficaria feio se deixasse apenas o espaço atrás da porta sem espelho. O que você acha? E a altura, qual seria? Ficaria acima ou abaixo da altura da mesa?

    ResponderExcluir
  36. Olá Ana Carla!!

    Se você está achando muito alto, coloque uma faixa de 0,7cm abaixo, e um aparador suspenso de uns 15cm de profundidade x 20cm de altura em toda a extensão do espelho, dá um acabamento legal, não compromete o espaço e o espelho fica protegido da cadeira.
    O aparador pode ficar na altura de 85cm do chão;
    o espelho logo acima.

    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Ólá , boa noite ,

    Encontrei este site e amei , gostaria de uma sugestão pois estou em duvida como decorar minha sala de meu apartamento que ao mesmo tempo e estar e sala de jantar , vamos lá :

    - tenho apenas uma mesa redonda com tampa de vidro , os pés cromados , as cadeiras acento marron e pés cromados.

    - um lustre de vidro

    - sanca com spots

    Quero colocar um espelho e decorar uma parede com papel de parede ,

    Minha dúvida é em que parede colocar o espelho ?e em qual decorar , pois a mesa fica já na entrada da porta principal proximo a cozinha que estilo americana , coloco o espelho proximo a mesa ou na outra parede de frente com a mesa ?

    Decoro com papel parede proximo a mesa , ou de frente , ou na lateral ?

    Preciso decorar com moveis o que comprar ? não gosto de ar de poluição , tudo mais leve .

    No aguardo ,

    Obrigada , abçs

    ResponderExcluir
  38. Olá Anônimo!

    Fica dificil opinar sem ver imagem do ambiente,sem saber a metragem do local, se há portas e janelas e em que paredes estão.
    Móveis também precisam caber no ambiente, sem abarrotar.
    Mande uma imagem para meu e-mail.

    Abraço

    ResponderExcluir
  39. Moro em um apartamento pequeno e gostaria de colocar um espelho na sala para ter a sensação de maior o ambiente.Tenho uma parede com textura onde fica o Rack, a parede de frente fica o sofá de três lugares, e ao lado onde está a janela está o sofá de dois lugares.É possível colocar na parede lateral atrás da porta, que enfrente tem uma mesa de madeira com vidro no meio,ela fica em baixo de um vitral .Preciso de sua ajuda para poder comprar o espelho.Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Olá!

    É possível sim, mas até a porta, não coloque atrás dela. Deixe-o na altura logo acima do encosto das cadeiras, para evitar batidas no espelho.
    Se tiver ainda duvidas, entre em contato por e-mail que te explico melhor; no perfil está meu endereço.

    Abraço

    ResponderExcluir
  41. Mirian você me ajudou muito.Parabéns pelo seu trabalho.
    Um beijão minha linda......

    ResponderExcluir
  42. OHH!! que delicia de comentário !!
    Fico feliz e poder ajudá-la!

    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Boa Tarde! Adorei seus comentários anteriores, então gostaria, que, se possível, me ajudasses dando sugestão quanto ao seguinte: Tenho duas paredes na sala de jantar que pensei em colocar um papel de parede clean, na maior, e um espelho na outra, que tem 1,50 de larg x 2,50 de alt. Não sei se coloco um espelho inteiro, na parede toda, com bisotê, ou em faixas ou quadrados. Do lado desta sala de jantar tenho uma parede na sala de tv que não sei o que fazer: penso em colocar a tv na parede, mas não sei se coloco também papel de parede nesta. Embaixo da tv penso em colocar um rack baixinho. Tenho medo de sobrecarregar o ambiente com muito papel de parede. Gostaria de ter um ambiente clean e aconchegante. Faz quase um ano que penso e não sei o que fazer na parede onde pretendo colocar a tv. As idéias são muitas, mas não consigo me decidir. Se puderes, agradeço suas sugestões...
    Abços

    ResponderExcluir
  44. Olá !

    Parede maior com Papel, bacana.
    O espelho da menor, da maneira que colocar vai ficar bom; vou ver se acho mais imagens para postar.
    Para a TV, um painel em gesso liso ficaria bacana; todo branco, e você pode ousar no rack.
    Ou rack claro e painel em madeira. Deixe o papel de parede para uma só parede.

    Abraço

    ResponderExcluir
  45. Ola Mirian, primeiro gostaria de dizer que seu blog é lindo, cheio de boas ideias e sempre tira as duvidas dos leitores, o que é super legal para quem te acompanha. Parabéns!
    Agora gostaria de tirar duvida sobre o espelho que mandei fazer para minha sala de jantar. Você acha que fica bom um painel com 3 faixas retangulares bisotadas? Pois como a medida (1,90 comp X 1,60 de alt)não me permitia quadrados exatos optei por este modelo. Como sempre estou mudando, de casa, de cidade, vou fazer em forma de perfil o que vai me permitir levar para onde eu for. Voce acha que se colocar abaixo do teto fica feio? Qual a altura devo colocar, pois desta forma não da para ser rente ao teto.
    Fico no aguardo de sua opnião.

    Muito obrigada e fique com Deus.

    Andréa - Santos/SP

    ResponderExcluir
  46. Olá Andréia!!

    Fica muito bom.
    Não entendi muito bem como é essa forma de perfil;

    Se fossem quadrados, poderia ter feito de 31,5 x 32 cada bisotê e daria bem certinho, a diferença não nota.

    Você fará num mesmo painel ou separados ?
    Qual a medida de cada retângulo ?
    Pode ser feito abaixo do teto, sim;
    mas como não sei a disposição correta, não arrisco te dar medidas exatas.
    Mande certinho que te dou a opinião.

    Abraços

    ResponderExcluir
  47. Oi Mirian,
    Muito obrigada pelo seu retorno.
    Vou fazer em um unico painel.
    O perfil é mais ou menos assim: É feito o painel de espelho e atras deste painel é colado um outro vidro que neste vem fixado uma base e aluminio e na parede outra base de aluminio para serem encaixados, desta forma eu poderei levar o espelho para onde eu for, porque colado não é possivel retirar depois. O espelho fica com se estivesse flutuante e a distancia entre a parede e o espelho é minima.

    Mais uma vez obrigada pela opinião.

    Abraço

    Andréa/Santos

    ResponderExcluir
  48. Entendi Andreia!!

    Assim fica melhor.
    Tudo o que investimos é para ser reusado; assim podemos fazer ambientes diferentes em um mesmo espaço, sempre que quisermos mudar.
    A altura do espelho, pode ser a partir da altura da mesa, até 20 a 40 cm abaixo do teto.
    Na medida que você passou(1,90Lx1,60A)provávelmente ficará 40cm abaixo do teto. fica bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Mirian,

    Voce me deixou bem mais tranquila agora. Confesso que estava um pouco insegura em relaçao as medidas do espelho, sem saber se poderia ou não aproveita-lo em outro espaço.
    Mais uma vez obrigada!

    Ate mais

    Andrea/Santos

    ResponderExcluir
  50. Mirian voce e maravilhosa !!!!!!!!!!! voce naisceu com decoraçao na veia. Adoro tudo que vem de voce sobre decorar. Que bom gosto voce tem,suas ideias sao brilhantes e sempre extremamente finas, delicadas e ricas. bjs Rosemary rj

    ResponderExcluir
  51. Mirian, vou colocar espelho na parede lateral de minha sala de jantar, só que em cima vou deixar um espaço de 30cm que será revestido com papel de parede, assim como a parte debaixo, que estou pensando em 90cm do piso.Acha que esta idéia de deixar esta faixa acima contrastando com parte debaixo, como que emoldurando o espelho é legal?E a altura do piso está correta?No caso não terá aparador, o que estará refletindo é a mesa com as cadeiras.Obrigada, Nena.

    ResponderExcluir
  52. Obrigada pelo carinho Rosemary,

    Você é muito gentil!
    Para se ter uma casa elegante, não precisa gastar tanto, é só aproveitar boas idéias.

    Abraços

    ResponderExcluir
  53. Olá Nena!!

    Gostaria de conversar com você por e-mail, para te explicar melhor.
    mirianbbsantos@yahoo.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  54. ola mirian gostaria que me aconselhasse,tenho uma porta em minha sala de jantar onde entraria em um lavabo que ficou pra construir depois, por hora gostaria de usar este espaço como despensa e quero saber o que voce sugeri para eu desfarçar esta porta pensei em um espelho mas sera que desde o chao ate cobrir a porta ficaria legal ou sera melhor uma madeira,o espelho refletiria a mesa quadrada com cadeiras,uma porta de vidro mostrando um corredor com vasos grandes de flores.obrigada.beijos

    ResponderExcluir
  55. Olá !!

    Como é uma porta e você vai usar o espaço para uma despensa, fica inviável um painel.Eu sugiro uma porta de correr com roldanas, que você poderá estar fazendo em MDF com espelho em toda ela, ou então uma porta de vidro com plotagem de uma imagem bacana, e que esconda o interior da despensa. Fica resolvido e elegante, sendo que quando você fizer o lavabo, poderá estar aproveitando a mesma porta.
    Se tiver um endereço de e-mail, mande para o meu que te envio imagens.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite Miriam, adoro seu site é otimo para nos inspirar, adoro decoração, mas gostaria de sua opinião.Tem uma parede em que minha mesa de jantar é encostada e pensei em colocar um espelho entre duas faixas de papel de parede na horizontal, você acha que fica bom? e cor usaria minha sala é em tons marrons e sofas claros, ai me ajuda , muitissimo obrigado. Gostaria de saber se voce ministra curso.beijos.

    ResponderExcluir
  57. Olá Mirim!

    Parabéns pelo site! Adorei!
    Gostaria de saber sua opinião sobre onde e qual o melhor tamanho para colocar um quadro na minha sala de jantar: Tenho uma mesa de 1,80 por 80 e pensei em colocar o espelho na parede ao lado da mesa que mede 2m de larg por 2,30 de alt. Qual seria o tamanho ideal para um espelho retarngular ao lado da mesa? O espelho ficaria melhor ao lado ou na parede em frente à mesa?
    Obrigada
    Andréa Ventura

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Miriam, seu site é fantástico, suas decorações são lindas!
    Será que pode me ajudar? estou montando minha sala de jantar, tenho uma mesa de seis lugares com tapete no chão, na frente um buffet e uma cristaleira. Meu buffet tem 2,10m em cima dele quero colocar espelhos. Estou em dúvida entre colocar quadrados bisotados, não sei a quantidade,o tamanho, o espaço entre eles, o espaço entre buffet e o primeiro quadrado ou se coloco faixas de espelhos na horizontal, mas tbm seriam as mesmas dúvidas do quadrado. O que acha que fica mais bonito? Obrigada. Camila.

    ResponderExcluir
  59. Olá Andréa!!

    Não tem tamanho padrão, vai depender do efeito que você quer em sua sala.
    Você pode fazer na largura da mesa, a partir da altura dela, até 1,20m de altura; fica um tamanho bem bacana.

    Abraços

    ResponderExcluir
  60. Obrigada Camila!!

    Para os espelhos quadrados, você pode colocá-los logo acima do buffet, quase junto; Para 2,10, com altura de 1,20, iriam 28 espelhos bisotados de 30x30cm, ou seja 7 espelhos na largura x 4 espelhos na altura.
    Se quiser colocar a faixa horizontal, se entendi seria uma moldura nos quadrados, é isso?
    seria então, toda a moldura com 15cm de largura, totalizando 2,10x1,20, e dentro dela 18 quadrados de 30x30, ou seja, 6 na horizontal e 3 na vertical.
    Os dois ficam lindos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  61. Olá Mirian, agradeço por ter respondido minhas dúvidas!
    Era mais ou menos isso mesmo. Se eu colocar os 28 quadrados de 30 cm vai dar a parede toda? e qtos cm deixo entre um e outro, pois não queria formar um painel inteiro, sem espaços. Quanto as faixas não seria uma moldura para os quadrados, seriam três faixas horizontais lisas, bisotadas do tamanho do buffet. Você acha que é pouco, que fica feio colocar 6 quadrados na horizontal X 2 na vertical? 12 espelhos. Obrigada, Camila.

    ResponderExcluir
  62. Camila,

    Entre em contato comigo por e-mail (está no meu perfil)para podermos nos entender.

    Abraços

    ResponderExcluir
  63. Boa Tarde Miriam,

    Gostaria de uma opinião sua em relação à minha idéia de espelhos atrás da mesa de jantar.

    Tenho a intenção de colocar 2 espelhos retangulares de 1,60x0,60cm, paralelos na horizontal logo atrás da mesa de jantar que também possui 1,60cm de comprimento e tem borda bisote. A parede tem 2,60 de altura e as cadeiras uns 1,10 de altura.

    Será que o painel de 2 espelhos fica bom?
    Seria melhor bisotado ou liso?
    Seguir a medida do comprimento da mesa é interessante?
    Seria melhor colocar colado na parede?


    Gostaria de Sugestões pois pelo que vi é uma grande profissional.

    Obrigado Eduardo.

    ResponderExcluir
  64. Obrigada Eduardo!

    Pode ser sim a medida da mesa, mas não precisa seguir exatamente a medida da mesa; pode também ficar uns 10cm menos, 1,50m, deixando 5 cm cada lado, menor que a mesa. Entre eles 8cm, está legal.

    - Os dois espelhos, fica muito bom, veja ultima imagem do post.
    - Se você colocar moldura, pode optar pelo liso;
    - Se for fazer bisotado, não coloque moldura.
    - O inconveniente do espelho colado, é que se você quer mudar de lugar, pode quebrá-lo ao retirar. Se isso não for problema, pode faze-lo.

    _ Para você poder mudar de lugar, são 3 opções:

    1ª - parafusar (parafusos próprios para espelho);

    2ª - colar em um painel fino de mdf, e pendurar;

    3ª - Emoldurar. As molduras podem ser na cor da mesa, ou próxima.

    Abraço

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Mirian, já enviei para o seu e-mail como o combinadado. Quando tiver um tempinho dê uma olhada por favor! Obrigada. Camila.

    ResponderExcluir
  66. Camila,

    Vou verificar e te dou um retorno.

    Abraços

    ResponderExcluir
  67. Mirian,
    Parabéns pelo trabaho!
    Uma dúvida: na sala de jantar ( 2,50 x 3 ) pretendo colocar um espelho horizontal em três faixas bisotadas. acha que fica bom ? É melhor fazer em duas ?
    bjs

    Sabrina

    ResponderExcluir
  68. Olá Mirian, suas idéias são dez! E muito pé no chão...Obrigada por nos ajudar.
    Estou em dúvida sobre colocar um espelho horizontal/sem moldura numa parede de três metros que fica atrás do bufet de dois metros da sala de jantar. O ambiente não é tão espaçoso quanto deveria e a cor escolhida ficou num tom acima do esperado ( verde oliva médio). Creio que um espelho ampliaria o ambiente, porém tenho dúvida sobre o tamanho e se ficará realmente legal.Goataria muito da sua opinião.
    Desde já agradeço. Abraços,Mirtes.

    ResponderExcluir
  69. Olá Mirtes,

    Qual seria o tamanho desse espelho ? toda a parede ? se puder, mande foto do ambiente.

    ResponderExcluir
  70. Olá Mírian, boa tarde! Tenho uma sala ce estar com sofá cinza e um painel de madeira q abriga a tv de LCD e uma sala de jantar com móveis em madeira clara (mesa e aparador). Quero colocar um espelho na sala de jantar, mas este irá refletir a varanda e a piscina do prédio e meu marido acha q a sala ficará devassada para quem está do lado de fora e quer pôr o espelho na sala de estar, poré irá refletir um corredor q dá na cozinha. Acho q fica feio, acho melhor refletir a mesa de jantar e a piscina do q uma parede, o q vc acha? Acha q fica muito sem privacidade para quem está lá fora? Grata. Tici.

    ResponderExcluir
  71. Olá Tici,

    Tem-se que ter muito cuidado com o que irá refletir no espelho, pois poderá poluir o seu ambiente.
    Você pode usar na parede que dá para a varanda e piscina, colocando-o em pedaços (quadrados ou retangulares) ou faixas horizontais, que cortará um pouco o excesso de informação.
    Se tiver outra parede além dessas duas que você citou, seria importante verificar, pois pode existir uma maneira bacana de ampliar sua sala e ter o mesmo efeito da parede que pode te trazer problemas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  72. Olá Miriam,

    Como estou querendo colocar um espelho sobre um aparador de 1,30m, gostaria de tirar algumas dúvidas, se possível:
    Qual o modelo de espelho que é mais facil de combinar com qualquer ambiente e que está sempre na moda? Espelho liso ou com bisote? ou aqueles compostos por varios quadrados bisotados? ou aquele de uma das suas fotos, o painel bisotado retangular? Como acho todos bonitos, fico bastante em dúvida.
    Quanto ao tamanho, não gostaria de colocar um do comprimento do painel com uma altura inferior. Será que poderia ser um medindo 1,30X 1,30 ou poderia colocar um com um pouco menos da medida da altura da parede (2,70m) e a largura do buffet?
    Eu poderei enviar para você as fotos do ambiente.
    Por favor, mande-me um retorno.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Um abraço!
    Suzy

    ResponderExcluir
  73. Suzi,

    Espelho sempre estará na moda, de qualquer estilo e tamanho, liso ou bisoteado, retangulares ou quadrados;

    Para você saber a largura e altura que te agrada, faça um recorte das medidas em um papel e cole na parede, e então vá acertando o tamanho que te atrair mais.

    ResponderExcluir
  74. parabéns Mirian pelo seu belissimo trabalho.
    minha sala tem 08 metros de comprimento e 03 de largura,dividido em 03 ambientes(sala de estar,sala de tv e sala de jantar)gostaria de saber se essa divisão estar certa,ou devo mudar a sala de tv para o lugar da sala de jantar.Ou apenas acrescentar um espelho na parede que fica por traz da sala de jantar para mpliar o ambiente.Bjos

    ResponderExcluir
  75. Olá,

    Obrigada!

    O ideal para Sala de Jantar é perto da porta da cozinha, para facilitar o serviço de mesa; mas nada impede de que ela esteja onde te dá mais conforto. Vai depender também do uso dessas salas.
    Se você recebe muito e seus filhos gostam de TV, poderia estar fazendo a mudança, para deixar a sala de TV mais íntima, não precisando, seus convidados atravessar por ela, para chegar à mesa.
    O espelho, sempre é uma boa pedida, pois além de ampliar, reflete a luz natural e deixa o ambiente elegante e sofisticado, em qualquer parede estratégica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  76. Obrigada pela dica,quero enviar foto do antes e depois.Posso enviar para o seu e-mail?

    ResponderExcluir
  77. É claro que pode!
    Ficarei feliz em ver as fotos, e se quiser posso postar aqui no Blog. Acho uma idéia bacana postar o Antes e Depois de minhas leitoras.
    meu e-mail:
    mirianbbsantos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  78. parabens pelo excelente trabalho!
    minha sala tem 2 ambientes no primeiro colocamos um bar embaixo da escada um sofa em fibra sintetica em frente ao bar com 2 pufs em fibra natural uma mesa de centro duas mesinhas de apoio laterais. no segundo ambiente tenho um espaco de 3,10 por 3,10 com uma parede livre de frente. gostaria que vc me desse uma dica do que seria melhor: um espelho colado em toda a parede com detalhes laterais em gesso ou um espelho de 1,40 de algura por 2,20 de altura com moldura em madeira e aparador. a mesa que pretendo colocar e retangular classica em madeira, tampo de vidro e encosto em ratan. u espelho vai ficar na cabeceira da mesa em frente a quem entra no final da sala.
    bjs.

    ResponderExcluir
  79. Olá!

    Se você tem espaço, acho que um balcão ou aparador pode servir mais sua mesa de jantar. Como bar, como buffet, enfim um apoio para qualquer evento.
    O espelho pode subir dele até o teto, sem moldura e na largura do balcão, fica mais leve. Nos lados, use papel de parede, telas, plantas em vasos; ou mesmo gesso.
    Mas, nada impede que você faça na parede toda e use balcão assim mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  80. Olá!
    Parabens pelo bom gosto!
    Minha sala tem 2 ambientes. Na sala de visita fica uma poltrona modelo quadrada. E quero comprar uma sala de jantar modelo de cadeira encosto redondo, pergunto a voce, Combina?
    Abraços, Jane

    ResponderExcluir
  81. Oi Mirian,

    Gostaria de colocar uma faixa de espelho na sala de jantar, atrás da mesa, em toda a extensão da parede.
    A parede tem cinco metros de comprimento por dois e meio de altura.
    Que largura você sugere para a faixa?
    No meu caso, a faixa ficará a 0.9 cm do piso, pouco acima do enconsto das cadeiras.
    Que outras especificações devo passar ao vidraceiro, além de pedir espelho bisotado?
    Você sugere duas peças de 2,5m ou cinco peças de 1m como na foto acima (bisotado em painel), mas todos na horizontal.
    Antecipadamente grato,
    Bruno

    ResponderExcluir
  82. Oi Mirian amei teu site, quero sua opinião, meu apto tem sala com dois ambientes, porem não há divisão entres as salas, quero decorar com espelhos a parte da sala de jantar, que é em L. uma parede vem da porta de entrada e fica de frente para a sala de tv e sacada, a outra fica bem de frente para a entrada. Qual dessas paredes fica melhor colocar espelhos, a que reflete a sala de tv,ou a que reflete a entrada do apto? outra duvida é mais bonito paree toda ou apenas duas faixas retangulares na horizontal? aguardo resposta urgente. pParabens pelo site... Agradeço... Talyta Mello

    ResponderExcluir
  83. Olá Jane,

    Combina sim! pode usar sem medo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  84. Olá Bruno,

    Sugiro 3(três) faixas, as duas laterais com 1,60m e a do meio com 1,80m.
    Você pode fazer pedaços inteiros com 1,00m a 1,20 de altura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  85. Olá Talyta,

    Fica melhor a que reflete a sala de TV, assim estará ampliando seu ambiente sem constranger quem chega à porta.
    Você pode usar os dois modelos; as duas faixas são mais comportadas na reflexão, já a parede toda, reflete o que estiver à frente; Dê uma olhada nas imagens e veja o que mais fica a seu gosto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  86. Oi Miriam vou colocar um espelho em cima do meu bife,pretendo também colcar um papel de parede na cor camurça nesta parede.Usei duas spots para iluminar esta parede.
    A minha dúvida é quanto ao tamanho do espelho que tenho pois na largura só sobrou 5cm de cada lado.Será que vai ficar bom?

    ResponderExcluir
  87. Pelo que entendi, sobrou 5 cm de cada lado do buffet, é isso ?? então você coloque o espelho em toda a extensão da parede e até 1,20 de altura que vai ficar legal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  88. Oi mriam acho que não expliquei direito...
    Eu já tenho o espelho,só que que nesta parede que pretendo colocar ele fica justo,ou seja,sobra só 5cm de cada lado da parede.Ele tem 90cm na altura.

    ResponderExcluir
  89. Pode usá-lo assim mesmo, que vai ficar bacana.

    Abraço

    ResponderExcluir
  90. Amei seu site....muitas e muitas dicas!!!!!
    Tenho uma grande duvida quanto a instalação do espelho em minha sala de jantar o ap só tem 50m2 nao sei se coloco o espelho de frente para a porta de entrada ou de frente para a janela No quarto quero colar tbm mas numa parede fica o armario inteiro e na frente do armario a cama coloco o espelho na parede onde fica a porta do quarto ou ao lado da janela

    ResponderExcluir
  91. Silvia,

    Coloque seus espelhos onde reflete coisas bonitas, organizadas. Procure um lugar que você ache estratégico para uma boa reflexão.
    Para indicar exatamente um lugar, eu precisaria ver a imagem do ambiente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  92. Miriam adorei seu blog....encontrei ele fazendo uma pesquisa no google sobre decoração de sala.Gostaria de saber se tem como você me dar algumas dicas sobre decoração, pois estou querendo colocar um espelho na minha sala para ampliar o ambiente, mas estou com duvida se devo colocar o espelho na largura da parede, ou somente da largura da mesa ele vai ficar com o tamanho de 1.70 al por 90 de lar.

    meu email é:
    waniellyhubner@hotmail.com

    Gostaria muito de te enviar a foto do ambiente para você visualizar melhor.

    Obrigada adorei seu blog. Wanielly

    ResponderExcluir
  93. Mirian, conheci seu site hoje, já li algumas coisas e gostei muito das dicas. Gostaria de uma sugestão sua. Moro num apartamento pequeno. Meu banheiro é pequeno também, é bem iluminado pela luz do sol. Tem uma parede, a que fica de frente para o lavabo. Esta parede não tem azulejo. Estava pensando em colocar espelho nela toda. O que você acha? Ficaria legal?

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  94. Fernanda,

    Quase sempre, o espelho é uma boa opção, para ampliar e refletir luz. Se a imagem que ele irá refletir for bacana,faça sem medo, que ficará legal, sim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  95. Olá Miriam,estou com um problema:mandei fazer um buffet de mdf na cor de madeira clara com as portas brancas.Porém acabei não trocando a mesa de jantar que tem a base na cor tabaco e tampo de vidro.Troquei apenas as cadeiras que são revestidas de couro ecologico branco no assento e no encosto com os pés na coe tabaco.Penso que os tons das madeiras nçao estão combinando.
    abraços

    ResponderExcluir
  96. Oi Mirian, amei seu blog.Gostaria que me ajudasse.Tenho um apartamento pequeno onde sala de jantar e sala de estar são mesmo ambiente, gostaria de colocar um quadro na parede da sala de jantar, a mesma é pintada de camurça e na parede que fica ao lado perto da cozinha colocar espelhos redondos pequenos.O que vc acha?

    Abraço e obrigada.

    ResponderExcluir
  97. Estou montando o meu ap e yenhos algumas dúvidas:
    Vou colocar um espelho em cima do buffet.Na parede que seria da televisão vou deixar sem,pois pretendo fazer um a sala de visita.Quero colocar um papel de parede,em qual parede fica melhor? atras do espelho ou nesta parede que vai ficar vazia e que pretendo clocar duas poltronas.

    ResponderExcluir
  98. boa tarde miriam,
    adorei seu blog parabens!!!
    estou redecorando minha sala de estar e
    estou com uma duvida: tenho uma estante tipo um painel com 12 portas (acho q é revestida de fórmica branca) q fica de frente p o sofá, gostaria de dar uma repaginada nela. vc acha q fica "muito" colocar espelho nas portas? as 12 portas são 4 colunas de 3 portas. coloco espelho em todas, só em algumas,... o q eu faço?
    aguardo ansiosa sua resposta
    um grande beijo

    ResponderExcluir
  99. Realmente o seu buffet não está em harmonia com os outros móveis. Sugiro que use-o em outro ambiente, como a cozinha, e coloque em seu lugar um aparador na cor tabaco e ou em vidro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  100. Socorro,

    Acho bem bacana sua idéia, vai ficar bem divertido os espelhos redondos na parede lateral.

    Abraço

    ResponderExcluir
  101. Anônimo,

    Como uma parede receberá o espelho, coloque o papel de parede junto às poltronas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  102. Você pode tanto espelhar todas as portas colocar intercalando as portas, tipo um jogo de xadrez;
    seria interessante ver a imagem desse armário.

    Abraço

    ResponderExcluir
  103. Mírian,
    Nada melhor do que consultarmos quem tem o conhecimento... Então, gostaria que me desse uma opinião:
    Minha sala de jantar é integrada ao estar. À direita temos uma escada que será daquele modelo que os degraus são soltos, presos, apenas, pela parede da direita. Na parede em frente à escada é o lavabo. Essa parede tem 02 metros, apenas. Assim, pretendo colocar uma mesa de jantar quadrada, centralizada no espaço de circulação, e gostaria de colocar espelho para dar amplitude ao espaço. Mas gostaria que o espelho fosse instalado na parede esquerda (em frente à escada), uma vez que tal espelho ficaria mais centralizado em relação à mesa e ao lustre de cristais. A dúvida é: Fica elegante o posicionamento desse espelho, se o mesmo vai refletir parte da escada? Vc teria outra dica? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  104. O espelho na frente da escada, irá refletir a escada, sem duvida; nesse caso, poderia colocá-lo em tiras de 30cm com espaçamento, para quebrar a reflexão, mas talvez não seja a solução, o ideal seria ver uma foto do ambiente, e achar um lugar estratégico para ele.

    Abraço

    ResponderExcluir
  105. Olá Mirian! Nessas imagens dos espelhos, achei aquele redondo lindo, mas gostaria de saber também se aquela "Santa Ceia" da imagem 06 ( Espelhos para Ampliar a Sala de Jantar) é papel de parede?? Onde arranjo???

    Odete
    Foz do Iguaçu/ PR

    ResponderExcluir
  106. Odete,

    Eu não sei te informar, tenho essa imagem há muito tempo e não sei de onde; mas você pode fazer plotagem (adesivo). Pesquisei na internet, mas não achei nada. Se um dia eu encontrar, deixo recado aqui no post, ok

    Abraços

    ResponderExcluir
  107. Olá Miriam,estou vendo pela 1ª vez tuas dicas e comentários, vc é bem objetiva e vai logo naquilo que a gente quer como sugestão, gostei muito. Gostaria que me ajudasse, a minha cozinha tem um tamanho bom, nela está tb a mesa de madeira oval com vidro fume e 6 cadeiras, não tenho sala de jantar por falta de espaço físico, esta parede onde está encostada é de azulejos grandes, lisos e brancos,tenho vontade de fazer no meio uma faixa estilo painel, mas na vertical + - de 1m a 1,5m largura com pedra imitando madeira, como gosto muito espelho, daria pra por no meio desta faixa refletindo a mesa um espelho liso ou jateado motivo frutas ou arabesco, aproximadamente uns 30 cms de altura, ( lembrando que ficará no meio das pedras e esta faixa será desde o rodapé até o teto ). Se puder me responder meio logo pois estou reforma, ficarei muito grata. Abraços. Marla.

    ResponderExcluir
  108. Olá Marla,

    Sua idéia é muito boa e vai modernizar, tornando em um ambiente integrado. O espelho ampliará e deixa o espaço sofisticado. Faça sem medo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  109. Ola Mirian suas dicas são 10000!!!Amei.
    agora gostaria de uma ajudinha sua.
    tenha uma sala de esta e to querndo muito colocar papel de parede e um espelho so que eu nao sei q tipo de papel e adequado p sala e o espelho tb e tem outra coisa tb essa sala, fica de frente p porta

    ResponderExcluir
  110. Olá Mirian ! Parabéns pelo site...
    é difícil ver um profissional que se disponha a ajudar com pequenas dicas os reles mortais como nós.. risos...

    Tenho uma mesa com tampo da mesa de 1,40 por 1,40 com quatro cadeiras e uma parede que quero colocar um espelho.
    Minha dúvida:
    Coloco na parede toda ? ou apenas na metade da parede ?

    Se colocar na metade da parede, preciso ir até o teto ?

    Se não precisar ir até o teto, no espaço que ficar em cima e em baixo posso colcoar papel ou deixo apenas o espelho mesmo ?

    Fico no aguardo quando você puder...
    Obrigada ..
    Cintia - SP

    ResponderExcluir
  111. Olá Cintia,

    Não tem necessidade de colocar em toda a parede, coloque o suficiente para ampliar. Com 1,30 de altura a partir do encosto da cadeira está perfeito, na largura vai depender do tamanho de sua parede.
    O papel de parede dá um acabamento bacana, acho interessante colocar; mas isso é uma opção sua, pois das duas maneiras fica bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  112. Ola Mirian!!
    em caso de parede em sala posso usar o papel listrado?qual melhor floral,listra ou liso.
    muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  113. Olha Eu de novo Mirian!!
    Aparti de que altura do encosto do sofa posso colocar o espelho?

    ResponderExcluir
  114. Ola Mirian!!!!!
    Ola Mirian suas dicas são 10!!!Amei.
    Agora gostaria de uma ajudinha sua.
    tenha uma sala de esta e to querendo muito colocar papel de parede e um espelho so que eu nao sei q tipo de papel se pode ser liso,estampado,listrado e tb que altura posso colocar o espelho aparti do encosto do sofa.Essa parede tb fica em frete a porta tem problema colocar espelho?
    Muito obrigada,vou fica esperando sua resposta.

    ResponderExcluir
  115. irian, meu bufet tem 1.60m que tamanho de quadros coloco sobre ele, e de que tipo?

    ResponderExcluir
  116. Mirian, quadros com textura de flores , seriam uma boa opção para colocar sobre um bufet?

    ResponderExcluir
  117. Anônimo,

    Quadro com flores é uma boa opção para qualquer ambiente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  118. Sobre o buffet pode usar qualquer tamanho de quadro, desde vários pequenos; se o quadro for por exemplo de 70x50, você pode colocá-lo na lateral e completar com um vaso alto de flores ou plantas verdes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  119. Oi Lume,

    Listrados, florais, lisos, todos ficam bem, é só escolher um de seu gosto.
    Quanto ao espelho, 20cm acima do encosto fica bom;


    Abraços,

    ResponderExcluir
  120. Olá Miriam !

    Poderia me ajudar com uma dúvida ?
    Acho rodapé branco lindo, aqueles com altos com frisos, mas quais as restrições para usá-lo em um ap ?
    tenho que ter portas brancas também, precisam ser laqueadas? o pé direito do meu ap é 2,50 aproximadamente e as paredes estão todas pintadas de branco..
    Abçs,
    Joana

    ResponderExcluir
  121. Oi Joana,

    Os rodapés podem ser brancos e de qualquer tamanho, independente do piso ou portas; ainda mais se sua parede é branca, e seu pé direito baixo, vai alongar, dando impressão de mais alto;

    Abraços

    ResponderExcluir
  122. Olá Mirian tudo bem? poderia mim ajudar com uma dúvida? na minha sala de jantar é revestida com cerâmica,gostaria de saber se posso colocar um espelho. por favor mim ajude um abraço...

    ResponderExcluir
  123. Olá Anônimo,

    Você pode mandar foto com a sala revestida de cerâmica? Não sei se entendi bem, a cerâmica é na parede??

    Abraço

    ResponderExcluir
  124. Preciso de um pendente como esse da segunda foto. Onde comprá-lo pela internet?
    Moro em Salvador e não encontrei nenhum deslocador com este acabamento.
    Grata,
    SandrAlmeida

    ResponderExcluir
  125. Oi Mirian tudo bem? eu sou vitoria a pessoa que comentou sobre a parede revestida de cerâmica.sim é na parede,ñ é revestida até o teto é + do que a metade da parede.como faço p/ mandar uma foto,por favor mim ajude.Muito obrigado por ter respondido a minha mensagem,Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  126. Sandra,

    Esse modelo não é difícil de encontrar, ainda mais em Salvador (capital) onde tem de tudo.

    Para deslocar, você tem que comprar o fio separado; Compre fio cristal (em metro) para lustres, meça o quanto você vai precisar, e o seu eletrecista trocará, pois o fio que acompanha o lustre, sempre vem curto. O fio cristal também é muito fácil de achar.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  127. Olá Vitoria!

    mande para meu e-mail:
    mirianbbsantos@yahoo.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
  128. Olá Mirian! eu mandei a foto da parede com cerâmica.estou aguardando ansiosa pela sua resposta quando vc pulder é claro.Um abraço de Vitória.

    ResponderExcluir
  129. Olá Mirian
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!! suas dicas são ótimas
    Enviei um e-mail pra vc e coloquei a foto da minha sala . Vc recebeu?

    ResponderExcluir
  130. Olá Mirian, tudo bem?
    Tenho uma parede de 4x3 atrás da mesa de jantar, e gostaria de revesti-la com espelhos. Estou com muita duvida devido o tamanhao da parede. Poderia me ajudar? Pois na bem da verdade colocaria dois vasos de plantas nas laterais.. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  131. Boa Tarde!Acho que você pode me ajudar na minha dúvida tenho uma mesa de 6 cadeiras de 1,60 que fica paralela a parede que mede 1,70 em frente a porta de entrada do apto. encomendei um espelho de 1,60 largura e 80 altura com moldura todo em quadrados bisote que quero colocar nesta parede voce acha grande ou fica bom a parede toda para dar amplitude no ambiente?Agradeço desde já a atenção Obrigada

    ResponderExcluir
  132. Olá anônimo da parede 4x3 !!

    Se for colocar dois vasos laterais, você pode fazer o espelho entre os dois vasos, com altura de aproximadamente 2,00m, isso a partir de 20cm do chão.
    Também pode fazer faixas de 30 cm de altura, juntos, em painel.

    Abraço

    ResponderExcluir
  133. Anônimo da parede de 1,60,

    Esse tamanho de 1,60x80cm é o suficiente.
    Vai ficar lindo!

    abraço

    ResponderExcluir
  134. Mirian,estou com uma duvida,muito grande.eu encomendei espelhos bisotados em placas de 1 mt,que deverão ser colados em junção na vertical em uma parede de 4mt por 3 de altura (revestir toda a parede).A minha dúvida é a seguinte: mantenho a proposta ou divido estes espelhos entre a copa e a sala .estou sem dormir,vc e a minha esperança para solucionar isto.ACHO QUE PARECERÁ UMA ACADEMIA.SERA? UM ABRAÇO. CLÉIA.

    ResponderExcluir
  135. Olá Mirian, parabéns pelo seu trabalho, show!!! Gostaria de decorar minha sala jantar. Mesa de 2,30x1,1,15, 8 cadeiras tom mogno, cinza claro e as pontas floral com azul, lateralmente parede de 3,20x2,70, devo colocar espelho ou pintar num tom azul mediterraneo ou algo parecido e colocar um aparador, penso em por sob as cadeiras passadeiras de tear no tom marrom, preto e cinza, fica legal?

    ResponderExcluir
  136. Olá Mirian, é a Luciene da sala de jantar cuja mesa tem 2,30x1,15, esqueci de colocar meu e-mail e dizer que a sala de jantar tem 4,00 comprimento por 3,58 de largura, as cadeiras são grandes 0,52 de profundidade o assento, largas e altas, desde já agradeço se puder me ajudar. (lucienegava@yahoo.com.br)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  137. Oi Mirian

    É a primeira vez que acesso seu blog e adorei suas dicas e sobretudo sua paciência.rs. Estou quase me descabelando com dúvidas. Mudei os movéis da minha sala e ela escureceu mto. Quero colocar espelhos e mudar a cor de uma das pareder para ver se ilumina. Tb acho que vou ter que colocar um pedente do tipo da foto 2, pois minha mesa está longe de onde fica meu lustre. Posso te mandar umas fotos para você me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  138. ola espero que possa me ajudar. coloquei 4 espelhos 0,60x1,00 cada ficou um quadrado com epaço entre eles de 2cm, porém achei o resultado final sem graça, dá impressão que esta faltando alguma coisa..se eu colocasse outro no meio, sera que ficaria bonito ou poderia me dar outra ideia.

    mc_magalhaes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  139. Mirian, adorei suas sugestões de decoração, achei tudo muito lindo.Aproveito este momento para lhe pedir algumas dicas de decoração com espelho. Tenho uma sala de jantar pequena,com uma parede que mede 2,60 de altura, com um 1,90 de largura que divide a sala da cozinha. Esta sala de jantar fica frente à primeira sala que é dividida apenas no teto com uma parte de parede, ambas totalmente abertas. Já pensei em dividi-las com uma meia parede decorada.Mas, vi algumas sugestões no seu site, e pensei em decorar a parede da sala de jantar com espelho. Como colocarei? Na parede toda,com uma divisão no espelho? Ou uma composição de espelhos? Estou esperando suas sugestões. Obrigada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  140. olá míriam,sou a claudia e adorei seus comentários e seus ambientes.E preciso deles....
    tenho uma sala retangular divididas ainda em dois ambientes : sala de televisão e jantar.Sei que fica difícil comentar sem uma visualização, mas meu problema consiste em:queria colocar um espelho em cima do aparador, porem a porta da cozinha encosta nela, e o espelho ficaria decentralizado quando fechada, e fica em frente a uma janela. Portanto cabe um espelho me dê dicas

    ResponderExcluir
  141. Oi Mirian!
    Gostaria de tirar mais uma dúvida.
    Posso colocar espelho e adesivo na mesma parede?
    Tipo: Um espelho retangular cortando o adesivo no meio?
    Não sei se me entendeu,se sim, peço q me tire essa dúvida.
    PARABÉNS!!!Você é ótima!

    ResponderExcluir
  142. Olá miriam.

    Parabéns pelo site e pela capacidade e boa vontade de orientar os leigos como eu em decoração, quero colocar um espelho de 1,60x1,80 na parde da sala aonde vai receber a mesa de jantar, penso em colocar um papel de parede estilo madeira como acabamento oou pintar com tinta acrilica na cor concreta, qual seria a maior estratégia?

    bj0s.

    ResponderExcluir
  143. Olá Cléia,

    Não há necessiade do espelho em toda a parede, até porque não há o que ampliar na parte alta. Divida entre outros ambientes, você aproveitará mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  144. Olá Luciene,

    As duas maneiras ficam legais; Se pintar a parede de azul e colocar aparador, você pode ainda colocar sobre ele um espelho bacana.
    Quanto às passadeiras, pegue em condicional e coloque lá se te agradar, compre.

    Abraço

    ResponderExcluir
  145. Olá Daniela Alves,

    Mande para meu e-mail que está no perfil.

    Abraço

    ResponderExcluir
  146. MC Magalhães,

    Pode fazer um filete e unificá-los.
    Logo postarei sobre espelhos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  147. Rosivera,

    Logo estarei fazendo uma postagem sobre espelhos, com ideias bacanas, certamente você vai achar algo legal. O espelho de qualquer forma e tamnho é sempre bem vindo em qualquer ambiente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  148. Claudia,

    Não entendi muito bem o problema da porta; mas se cabe um espelho nessa parede e a porta não tapar o aparador e o espelho não vejo porque não colocar.
    Com imagem realmente é melhor de analisar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  149. Olá Socorro,

    Fica lindo e personalizado. Faça sem medo, e quando enjoar do adesivo é só retirá-lo.

    Obrigada pelo carinho,

    Abraço

    ResponderExcluir
  150. Anônimo do papel de parede ou tinta acrílica,

    As duas maneiras ficam bacanas;
    o papel de parede está em alta e são lindos; Tinta é versátil, se enjoar é só mudar a cor.

    Procure ver imagens para se inspirar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  151. Mírian, adorei suas dicas!!!
    Tenho uma sala de jantar ampla com um buffet com prateleiras de vidro de frente para a mesa. Queria colocar um espelho redondo bizotado na mesma parede do buffet, mas já no início do corredor que vai para os quartos, em frente a entrada da cozinha. A questão é que ele fica bem integrado a sala de jantar. Não sei se ficaria legal.

    ResponderExcluir
  152. Olá,

    Espelho sempre é bem vindo, o único cuidado é com o que ele vai refletir; Quanto ao ambiente ser integrado não tem problema algum.
    Com a imagem é mais fácil de opinar, nem sempre entendo a descrição.

    Abraço

    ResponderExcluir
  153. Olá Miriam, em primeiro lugar queria lhe parabenizar pelo seu blog e suas opiniões sobre decoração.
    Gostei muito e gostaria se possivel que vc me orientasse sobre o meu novo apartamento...que é pequeno.Que dicas vc pode me dar para dar amplitude ao ambiente, conforto e ar de moderno..
    abraços e parabéns

    ResponderExcluir
  154. Oi Miriam, parabéns pelo blog.Te encontrei quando estava procurando informações sobre espelhos . Ficaria feliz se vc pudesse me esclarecer uma dúvida já que vc é expert no assunto decoração. acabei de passar por uma reforma e estou começando a decorar e tenho que admitir que não é fácil, são muitas opções lindas mas acabam deixando a gente confusa. bem, minha dúvida é se o espelho na sala de jantar deve obrigatoriamente refletir a mesa. Tenho duas salas separadas por uma escada e as duas são pequenas. Meu aparador/buffet não fica alinhado à mesa. ele fica na área de passagem, numa parede em frente a escada. Pensei em colocar um painel de espelho bisotado acima do aparador, mas desse modo vai refletir o vão abaixo da escada onde pretendo colocar plantas. Da mesa só será refletida uma ponta. Não sei se consegui me fazer entender, mas gostaria de saber basicamente se o espelho deve refletir a mesa. Abraços. Adriana

    ResponderExcluir
  155. Olá Adriana,

    Não é necessário refletir a mesa de jantar; o espelho é usado para ampliar, trazer claridade e leveza ao ambiente; Pode usar sobre seu aparador, vai ficar um efeito muito bacana refletindo plantas, vai trazer frescor e elegância.
    Realmente, o que o mercado oferece nos deixa confusa, são opções lindas para decoração, mas siga sempre o seu coração, ele te levará no caminho certo.
    Obrigada pelo carinho!

    Abraço

    ResponderExcluir
  156. OI Adriana,


    "Dicas para apartamento pequeno"

    O segredo está em fazer escolhas inteligentes, com móveis bem planejados que priorizem o bem estar da família; explorar a luz natural, circulação do ar e deixar o espaço com boa circulação em todos os cômodos.
    Moveis enxutos com bom aproveitamento e que garanta conforto.
    Utilize prateleiras e móveis suspensos e elimine peças que atrapalham a circulação.
    Cores claras para as paredes, moveis,cortinas, piso, tapetes, tem o poder de criar a impressão de que o ambiente é maior.
    Utilize espelhos para refletir a luz natural que entra pela janela, ilumina e faz “crescer” o cômodo.
    Moveis modernos, com linhas retas, podem ser misturados a peças de design, peças vintage e também restauradas.
    Cores nos acessórios.
    O importante é colocar sua personalidade e ser feliz. Siga seu coração.
    Obrigada querida!

    Abraço

    ResponderExcluir
  157. Miriam, muito obrigada pelas dicas. Estou fazendo as coisas aos poucos, mas com carinho. Agora é vez dos espelhos, mas ainda faltam cortinas, quadros, acessórios de decoração. Quero quero fique bonito e aconchegante. Quando tudo estiver um pouco mais a minha cara te enviarei fotos pra dividir minha alegria. Abraços.

    ResponderExcluir
  158. Mirian parabéns o seu site é ótimo. Meu nome é Sueide Marques. e-mail sueidemarques@ig.com.br. Estou querendo colocar cortinas na sala,mas eu e meu marido estamos numa discussão sem fim, quanto ao cumprimento das mesmas, eu digo elas devem ser cumpridas ir até o chão, ele diz que não que elas devem ser na mesma altura das janelas que é de 1,20 por 2,65. O que vc aconselha? Obs. São duas janelas e uma porta.

    Gostaria de sua ajuda também para cusmotização de um tanque de lavar roupas feito de cimento, ele tem duas cubas bem fundas e no meio o tanquinho, hoje ele fica na area onde é a lavanderia que vou mudar de lugar e usar outro tanque, esta area onde ele estar area fica inteligada com a piscina e o acesso a cozinha. Pensei em fazer patina, em passar masse texturizada e aproveitá-lo como vaso para plantas, já pensei em mandar fazer um tipo um tapão de madeira, para virar uma bandaca, mas fico na dúvida se vai ficar bonito. Gostaria de sua opinão, não gostaria de simplesmente de tirar o tanque e joga-lo fora.

    ResponderExcluir
  159. Adriana,

    Estarei aguardando com prazer suas fotos!
    Quando se faz com carinho, tudo fica lindo; não tenha pressa, decoração se faz aos poucos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  160. Bom dia, adorei suas ideias e gostaria de pedir um ajudinha, minha sala tem 390x350 comprei uma mesa de jantar com 160 para 6, aparador de 140, um sofa cinza de 210, 2 cadeiras decorativas e um rack com panel de 170, não sei como arumar tudo isso, encomendei um espelho bisotado 150x50 para ficar na parede da mesa mais não sei se vai ficar legal. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  161. Michelle,
    Parabens Mirian suas dicas são maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  162. OI MIRIAN, ADOREI SEU BLOG. GOSTARIA DE UMA AJUDA, ACABEI DE COM ORAR UM MESA DE JANTAR QUE MEDE 1,2O POR 1M, MINHA SA LA É PEQUENA QUERIA POR UM ESPELHO, A MESA TEM QUE FICAR ENCOSTADA EM UMA PAREDE, EM FRENTE FICA MINHA ESCADA, NA LOJA ME SUGERIRAM COLOCAR UM ESPELHO DO TAMANHO DA MESA DE CIMA A BAIXO NESSA PAREDE E ENCOSTAR A MESA NELE, QDO CHEGUEI EM CASA VI Q NÃO DAVA POIS TENHO TOMADAS ABAIXO DA MESA.NA OUTRA PAREDE 1,50 = OU - Q É PERTO DA MESA E DA ESCADA O ESPELHO REFLETERIA MEU HOME. NÃO SEI O Q FAZER, ONDE PONHO O ESPELHO? QUAL TA MANHO E ALTURA IDEAL? AGUARDO RESPOSTA. BJS
    EDVÃNIA

    ResponderExcluir
  163. oiê! Adorei tudo aqui,sabaia? Você poderia me ajudar? Meu apartamento é bem pequeno e tenho um hall com uma parede de mais ou menos 1x50 por 2x0,posso colocar espelho na parede toda? Ficará feio? Me aude!!!!

    ResponderExcluir
  164. Oi Miriam, só passei pra te contar que mandei fazer os espelhos. Até o final de semana eles entregam. Se prepara que logo te mandarei as fotos. Espero que fiquem bonitos. Abraços e obrigada mais uma vez pelos conselhos. Foi graças a vc que acabei tomando a decisão final.

    ResponderExcluir
  165. Legal Adriana!!!!

    Estou aguardando!

    Abraço querida!

    ResponderExcluir
  166. Edvânia,

    Se a mesa tem que ficar nessa parede onde tem as tomadas, faça o espelho a partir da mesa, até 1,20 de altura; quanto a largura, pode ser maior que a mesa. não sei a largura dessa parede, mas pode deixar uns 20cm livre para cada lado.


    Abraços

    ResponderExcluir
  167. Hall de parede 1,50X2,00,

    Pode colocar sim, e se tiver espaço, coloque na frente, um banco, um aparador ou um vaso de plantas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  168. Olá Kelly,

    Sua sala é apertadinha para tudo isso!
    A mesa provavelmente terá que ficar perto da parede; Para dispor esses móveis você terá que encaixá-los nas paredes disponíveis; os problemas são as aberturas(portas e janelas).
    Uma maneira de estudar é desenhar as linhas das paredes e fazer um simulado com as medidas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  169. Olá Mirian, achei seu site através de uma busca no GOOGLE, florzinha veja só, estou reformando a casa e minha sala de jantar é de 2,80 x 4,50 minha mesa de jantar (2,20 x 1,10m) está novinha, dessa forma vou reaproveitá-la no ambiente. Estou pensando em colocar um papel de parede em uma das paredes de 2,80m e um espelho desses retangulares em toda a largura da mesma, para dar mais amplitude. O que você acha??? alguma dica??? aguardo resposta

    ResponderExcluir
  170. Oi Rosana,

    Fica bem legal!! Você pode colocar o espelho com 90 a 120 de altura e papel parede em cima e em baixo do espelho.
    Coloquei novo post de espelhos, dê uma olhada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  171. Oi Miriam, Seu Blog é ótimo. Fiquei impressionada que vc responde todas as postagens. Adoro mudar as coisas no meu aptº. Estou com uma dúvida sobre a decoração do meu quarto. O meu quarto é pequeno tem um guarda-roupa embutido grande em L, uma cama também grande 2,00x1,60m e dois criados mudo. A única area que posso fazer alguma coisa é na parede que cama fica encostada. Quero fazer uma coisa bem legal nesta parede. Estive pensando em colacar espelhos dos dois lados apartir dos criados mudos e no meio colacar algum encosto acolchoado. Estou aceitando sugestões. Obrigada, Hélvia Martins

    ResponderExcluir
  172. Oi Mirian,amei seu site,por isso preciso da sua ajuda.Minha pequena sala é conjugada,sala de estar e jantar,quero por um espelho atras da mesa de jantar.Minha mesa tem 1,80x0,90 mas estou em duvida no tamanho do espelho e em qual parede por.Uma parede tem 2,50m a outra tem 2,30m que esta pintada com grafiato.A parede de 2,50m olha para um corredor pequeno onde é a entrada, já a parede de 2,30m olha para sala de estar.Me falaram para eu por um quadro tbm,o que vc acha? Aguardo resposta.Abraços.

    ResponderExcluir
  173. Oi, Mirian, parabéns pelo blog e por ajudar tantas pessoas com dúvidas como eu, gostaria de saber se posso colocar na sala de jantar um quadro do tamanho de minha mesa retangular e um espelho com moldura de madeira todo recortado ( são quadrados de espelho) do mesmo tamanho do quadro e mesa, as paredes ficam uma ao lado da outra( L ). A sala de jantar e estar tem formato em L, estou com receio de ficar muito poluído, o quadro é de natureza morta com 3 flores coloridas no meio e combina com a cor marrom da moldura do espelho e na outra parede fica o aparador, e não sei o q coloco acima dele, é obrigatório ter quadro ou espelho em cima do aparador?

    ResponderExcluir
  174. Olá Hélvia,

    Obrigada pelo carinho!
    Como você pensou, fica bacana!
    O encosto acolchoado pode ir até 1,10 de altura e acima dele, pode usar um papel de parede ou um quadro bacana, ou vários quadros ou ainda uma escultura. Se usar o papel de parede, use-o também, abaixo dos espelhos, fica um acabamento legal atrás dos criados; e ainda, pode usar quadros sobre o papel de parede.

    Abraço

    ResponderExcluir
  175. Olá Cristiane,

    Aconselho a usar na parede que olha para a sala de estar, assim estará ampliando o espaço (2,30). O quadro, você pode usar na outra parede.
    Quanto ao tamanho, pode ser o da mesa, 1,80m x 0,90cm até 1,10m.

    Abraço

    ResponderExcluir
  176. Liz,

    Dependendo do tamanho de sua mesa,ou você põe o espelho, ou o quadro, os dois vão deixar o ambiente muito poluído (se forem grandes);
    Sobre o aparador, não é obrigatório ter quadros ou espelho, mas equilibre com objetos altos como vaso de flores.
    É difícil responder sem medidas ou imagens, então , vale seu bom senso, ok

    Abraço

    ResponderExcluir
  177. olá parabens pelo blog, e fiquei muito contente em ver que responde as duvidas dos leitores, o que mostra uma dedicação de sua parte. Mais uma vez parabéns, vou ficar por aqui me deliciando com as dicas. abraços e feliz 2012

    ResponderExcluir
  178. Obrigada Cristina!

    Que 2012 lhe traga muito sucesso, saúde e Paz!

    Abraços

    ResponderExcluir
  179. Ola' Mirian! Parabens pelo site e pelo profissionalismo - sempre atenta `as duvidas de seus visitantes! E' sempre bom saber que ha' pessoas no Brasil com bom gosto e competencia como voce. Comprei um apartamento no Brasil e agora sei como e' dificil decora-lo `a distancia, mas seu site ajuda muito! Obrigada!
    Tenho uma duvida: voce recomendaria colocar papel de parede em uma parede da sala de jantar, a qual ficara' em frente `a um espelho? Comprei um papel de parede lindo na Inglaterra, mas nao sei se papel de parede ainda e' atual...
    Outra pergunta: este espelho (o qual sera' como um grande quadro), ficara' atras de um buffet mediano (altura de 1.40m) com uma louca antiga, ambos adquiridos tb em UK. Sera' que a mistura tb estaria adequada?
    Grata
    Ana Castro

    ResponderExcluir
  180. Olá Ana,

    O papel de parede está sempre em moda, e agora está em alta.
    Quanto a colocar frente ao espelho, verifique se não vai fechar o ambiente com a reflexão, no caso do papel ser muito carregado em estampa e cor (para ambiente pequeno); se o ambiente for amplo, sem problemas.
    Misturar peças antigas às modernas fica muito bacana, ainda mais se forem peças de família ou adquiridas em viajens.

    Obrigada pelo carinho!

    Abraços

    ResponderExcluir
  181. Oi Mirian,

    Estou sempre bisbilhotando seu site para ter novas ideias de decoração no meu apartamento.Suas indicações são bem bacanas e de uma criatividade genial. Vou modificar minha sala de estar/jantar e gostaria da sua opinião. Quero colocar espelho nas paredes mas estou em dúvida se coloco na parede da mesa de jantar ou na parede da sala de estar.Minha sala tem 5m X 3m. A cozinha é separada por uma parede(3,64)e os quartos por outra (2,64). A entrada fica de frente para a parede menor e a sala de estar fica na parede maior. O que posso fazer?
    Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Aparecida!

      Coloque-o de maneira que amplie seus ambientes e não reflita a porta de entrada. Qualquer das duas salas pode recebê-lo.

      Abraços

      Excluir
  182. Olá,
    Adorei as dicas, porém tenho uma dúvida e gostaria de saber se em uma parede toda de espelho eu posso colocar um aparador? de madeira ou de outro material. Gostaria muito da sua sugestão.
    Obrigada!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Claudia,

      Pode sim. De madeira ou laqueado ficam bacanas. Pode usar sob ele, puff´s, baús ou vasos. Nas laterais pode usar vasos com plantas. Fica bem charmoso.

      Abraços

      Excluir
  183. Miriam, parabéns pelo seu site. Tem ótimas dicas!!! Bem...na verdade preciso de uma ajuda. Estou decorando meu apartamento. Ele é pequeno, com uma sala de jantar conjugada com a sala de estar,
    num total de 15m2 nesse local. Bem...utilizando a dica de usar espelhos para ampliar o ambiente , fiz isso colocando um grande
    espelho acima do móvel que serve meio como um aparador ao lado da mesa de jantar. Porém, cometi o erro de não
    pedir o espelho até o teto, ou melhor, até o barrado da sanca. Depois de instalado percebi que não ficou legal aparecer
    aquele pedaço de parede, parece que faltou completar algo ali. Esse especo tem 1,30 largura por 30cm altura.
    Será que existe algum jeito de resolver isso?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RRMontenegro,

      Existe sim, você pode estar colocando uma faixa com pequenos espelhos quadrados ou retangulares, na altura que falta, e numa largura que te agrade, completando o comprimento dele.
      Se tiver espaço abaixo, pode fazer o mesmo, mesmo que fique abaixo do aparador. Fica um detalhe bacana, diferente e personalizado.

      Abraços

      Excluir
  184. Mirian, ParaBÉNS pelo blog e pela reportagem!! Suas dicas são ótimas e você tem muito bom gosto. Gostaria muito de colocar espelho na minha sala de jantar (minha mesa tem 1,40 por 0,80, fica encostada na parede de 2,40, sendo que a parte que encosta na parede é a largura, com 0,80). Tenho uma dúvida: o espelho deve ter necessariamente a largura da mesa?Receio que um espelho de 0,80 numa parede de 2,40 fique pequeno. Qual tamanho de espelho você me aconselha? Muito obrigada pela ajuda,
    abraços, Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!

      Obrigada querida!
      Não é necessário que o espelho tenha exatamente a medida da mesa; Eu sugiro um espelho de 1,40 de largura, sobrando 30cm para cada lado da mesa, assim estará ampliando as cadeiras e o resultado fica muito bacana.

      Abraço

      Excluir
  185. Oi Mirian, me ajude, por favor.
    minha sala tem dois ambientes: jantar e estar.
    Coloquei uma parede de gesso de 1,30X2,80m, no canto esquerdo, separando os dois ambientes e cobrindo a visão das portas da cozinha, lavabo e corredor que dá acesso aos quartos. Gostaria que me orientasse se posso colocar um espelho grande nessa parede de gesso de frente para a porta de entrada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  186. Olá!

    No Drywall, todo objeto que pesa até 10 kg pode ser preso no gesso.
    Não sei o seu caso; seria importante que você conversa-se com o gesseiro para saber a carga que ele suporta. Também o vidraceiro pode te esclarecer, pois eles fazem isso com muita frequência e estão bem informados sobre isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  187. Oi, Mirian.



    Meu nome é Cecília tenho um sofá courino preto,um rack de madeira e uma parede pintada de grafiato marfim.

    Por gentileza, gostaria de saber que tipo de cortina, almofada e tapete para deixar o ambiente mais acochegante.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecilia,

      Gosto muito de Voal, é leve, fácil de cuidar e tem bom caimento.
      Pode fazer tanto no trilho, como no varão, com pregas americana, branca ou marfim.
      Almofadas, eleja uma ou duas cores que você goste e faça composê com lisas e estampadas. Azul turquesa fica bacana com o marfim.
      Tapete preto e branco, ou bege médio. Use adornos de vidro transparentes e agrupados, para dar um ar chique, misturados à cor das almofadas.

      Abraço

      Excluir
  188. oi, mirian adorei td!!!!!!!!!!!parabéns!!!!!!!!!!!!
    me tiren uma duvida , gostaria de colocar espelho no corredor que da na varando do meu ap mas não sei que altura eu coloco, ee se fica legal um aparador tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um aparador fica legal!
      O espelho pode ir do rodapé até 2,00m de altura com o aparador na frente; ou então a partir do aparador até 1,30m de altura.

      Obrigada!!

      Abraço

      Excluir
  189. Oi, Mirian.

    Estou em dúvida sobre qual tipo de espelho coloco na minha sala de jantar: tenho uma mesa de madeira na cor mel com oito cadeiras, um aparador de 1,15m, com tampo de vidro e minha parede é na cor marfim. Gostaria de saber que tipo de espelho fica melhor (quadrado ou redondo) e qual tamanho devo comprar, pois, futuramente, pretendo adquirir uma arca (aproximadamente 1,60m) na cor mel para compor com esse espelho.

    Atenciosamente,

    Eva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eva,

      Espelho retangular fica melhor que os outros dois. Quanto ao tamanho, faça como ficar melhor em sua parede, se maior que o aparador ou arca, você completa com plantas, vasos, etc..
      Se menor faça o mesmo sobre o móvel.

      Abraço

      Excluir